quinta-feira, 5 de abril de 2012

Engenharia da falta de capacidade

O que você verá a seguir não foi escrito por uma criança, por um pré-adolescente ou um adolescente em crise, mas por Pedro Soethe, um “Engenheiro Civil, com Pós Graduação em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, Pós-Graduando em Engenharia de Rodovias e vias Urbanas, entusiasta e divulgador de ciências.”

Ao que tudo indica, o propósito das observações do post dele é provar ou mostrar que filosofia não tem valor na 'vida prática'.



Acho que não dúvidas que uma "filosofia" como a do Pedro Soethe não possui qualquer valor prático e sequer teórico.

ps: Alías, ele, seu currículo e sua vida provavelmenete são provas perfeitas de que tal "filosofia" acéfala, sonsa e retardada não é necessária. :-)

6 comentários:

Joao Little Legs disse...

Avisem aos jornais! Platão reencarnou!

Yuri S. C. disse...

Sério? o "platão" do Pedro?
Então corram!!

Euclides F. Santeiro Filho disse...

Ai ai, Yuri, como você descobre essas coisas? Hahahahahahahaha!

Olha, eu sempre faço um exercício intelectual para tentar entender de onde que as pessoas tiram as pérolas que lotam o seu site, e esse cara deu um certo trabalhinho.

Creio eu (valendo-me de muita boa vontade) que o cidadão estava querendo desvalorizar a filosofia tomando-a por um mero silogismo. O "engenheiro" confundiu um artifício do ramo da lógica - que é uma das ferramentas da razão, mãe da filosofia -, com a filosofia inteira!

Pelo menos foi o que eu consegui extrair da mente conturbada do rapaz. Acho que ele quis dar uma de Karl Popper tupiniquim e vomitou algo do tipo:

"1 - Todo homem é mortal;
2 - Sócrates é homem;
3 - Portanto, Sócrates é mortal.

...então a "filosofia" deduziria, numa "resposta óbvia" que se algum homem tiver gripe, Sócrates também terá gripe."

Bom, pela história dele do mosquito essa foi a única coisa que consegui imaginar ter passado pela cabeça do amigo "divulgador de ciências" - uma interpretação vulgar e infantil da técnica silogística.

Como diria alguém aí, "a burrice deduz de um simples ralador de queijos a mais elaborada das armas medievais". Afastem os neo ateus de vossas cozinhas! Hahahahaha!

Yuri S. C. disse...

Euclides,
sabia que no início eu considerava essa questão: “Será que eles escrevem imbecilidades exatamente para forçar os leitores melhor reflexão autônoma sobre o assunto?”
Vai ver abri o blog por ficar com raiva de não atingir aquele ápice reservado às divinas mentes atéias. Hehehe
Achar essa gente é relativamente fácil, afinal, querem mesmo é aparecer. Difícil é ter estômago, mente fria e disposição para ler o que escrevem.
E até acho que fiz o print de forma pouco seletiva, pois revendo acho que foram omitidos melhores trechos para termos ideia da dimensão da loucura escrita.

Leonardo disse...

Acho que você pega pesado ofendendo pessoas letradas com adjetivos pejorativos desse jeito.

Yuri S. C. disse...

pessoa letrada
+
escritos que, supõe-se, busca sincera à verdade
=



... é basicamente daí que eu tiro o "peso" do golpe.
E esse seu critério é estúpido; como se alguém merecesse um tratamento mais polido por "ser letrado".